A LifeMoviments trabalha com a auto estima, a qualidade de vida e o bem estar que são gerados através de modalidades do movimento.

Academia Aquática

A nossa academia aquática conta com atividades em meio líquido que geram pouco impacto para músculos e ossos, sendo assim recomendadas para todos. No aspecto físico, esta possibilidade de realizar movimentos sem causar impacto às articulações e tendões são associados aos benefícios propiciados pela estimulação de toda a musculatura e manutenção do tônus muscular além dos efeitos positivos sobre os sistemas respiratório e cardiovascular.

Hidrobike

A bicicleta aquática utilizada na Clínica Life Center,  é um produto que foi desenvolvido pelo professor Leszek Szmuchrowski, doutor em Treinamento Esportivo, coordenador do Laboratório de Avaliação de Carga da Universidade Federal de Minas Gerais. Hoje com o surgimento da HidroBike, demos mais um grande passo em direção ao avanço na hidroginástica e hidroterapia. 

A Water Bike®, nome dado à bicicleta da modalidade é um equipamento bem diferente dos já existentes, pois seu design possibilita a intervenção de todas as propriedades físicas da água. Sua principal diferença é a de não possuir banco de assento. 

A pessoa fica suspensa pela força de empuxo da água, fixando os pés nos pedais e as mãos no guidão. A ausência do selim permite, que outros grupos musculares sejam aproveitados durante a aula. 

Não só os movimentos de pedalada são executados, mas o equipamento permite também a simulação do step e da remada, trazendo um ganho em relação aos demais exercícios de hidroginástica. 

A HidroBike proporciona aos seus praticantes um excelente nível de condicionamento físico, cardiovascular, perda de peso e fortalecimento muscular, combatendo celulites e gorduras localizadas, agradabilidade e conforto, além de poder ser praticada por pessoas de todas as idades. 

Os benefícios do exercício com a bicicleta aquática, foram altamente pesquisados, com resultados publicados em várias revistas especializadas, o que afiança a eficiência do produto. 
Dentre os inúmeros benefícios, destacamos:  

Aumento da resistência geral, da força, flexibilidade e velocidade; 
• Melhora da performance de numerosos grupos musculares; 
• Fortalecimento da musculatura do sistema respiratório; 
• Fortalecimento da musculatura profunda do tronco, responsável pela estabilização da coluna; 
• Auxilia junto à correção postural; 
• Baixo impacto nas articulações; 
• Alívio da pressão nos discos intervertebrais da coluna espinhal; 
• Melhora das capacidades coordenativas; 
• Alto gasto calórico trabalhando com freqüência cardíacas menores que em terra; 
• Conforto, agradabilidade e fácil socialização. 

Ausência de Selim 
Uma das principais características do equipamento deve-se a ausência de selim, que fora substituído pelo empuxo da água. Proporcionando assim, maior conforto, liberdade de movimento e auxilio no trabalho da musculatura do tronco, já que a posição exigida garante o melhor aproveitamento das propriedades físicas da água. 

Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade física realizada em uma piscina coberta e aquecida, proporcionando exercícios sem impacto, aliviando  dores , e trazendo qualidade de vida para seus praticantes. Ela é muito praticada por pessoas com desvios posturais, dores articulares e na coluna. Também pode ser feita por pessoas com obesidade, indivíduos que possuem alguma patologia e por grávidas, desde que autorizadas pelo médico. 

Mesmo não sabendo nadar é possível realizar uma boa atividade e obter resultados com os exercícios. Esta atividade melhora o condicionamento físico e cardiorrespiratório; aumenta circulação, resistência e força muscular, mobilidade articular; e fortalece inúmeras musculaturas. Tudo isso sem causar impacto nas articulações, por ser feita dentro da água.

Hidroterapia

A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática é uma atividade terapêutica que consiste em utilizar os recursos de uma piscina preparada especificamente para este fim com medidas, profundidade, temperatura, ambiente externo e o mais importante, com um profissional especializado aqui da Life Center Sinop. Ele irá utilizar os princípios físicos da água com o intuito de reabilitação física em pacientes com distúrbios diversos.

A fisioterapia aquática destaca-se a cada dia devido aos resultados que podem ser mensurados em pesquisas científicas e ao alto grau técnico que os profissionais reabilitadores brasileiros atingiram.

Ela pode ser usada em casos:

  • ortopédicos;
  • neurológicos;
  • reumatológicos,
  • psicológicos;
  • pediátricos;
  • respiratórios.

Academia Terapêutica

Com enorme entusiasmo, iniciamos as atividades da primeira academia terapêutica do norte do Mato Grosso.

Um novo conceito em exercícios específicos para cardiopatas, hipertensos, diabéticos, terceira idade, dores crônicas. Temos equipamentos modernos e com profissionais qualificados e treinados para acompanhar esse público, que demandam uma atenção diferenciada.

Aqui é a saúde que importa!

O programa de treinamento é individualizado e tudo é adaptado para diversas situações de doenças e lesões através de aparelhos e recursos que ativam os músculos, estimulamos ossos, liberam as fáscias, aliviando ao máximo as sobrecargas articulares, permitindo regulagens para adaptações de cada situação.

Acompanhamento Gestante - Pré e Pós Parto

Durante o período de gestação, o corpo da mulher passa por diversas mudanças físicas e hormonais que necessitam de uma atenção maior nos cuidados com a saúde, uma vez que essas mudanças podem gerar dores e desconfortos para a mãe.

Dentre os diversos benefícios que a atividade especializada na gravidez traz, selecionamos os 10 principais. A prática de exercícios especializados para a gestante beneficia a futura mamãe, ajudando a manter uma boa postura. E consequentemente fortalece o cinturão abdominal, contribui e dá força aos músculos mais profundos como o transverso e o psoas. Uma inclinação pélvica excessiva pode gerar dores na zona lombar, além de má postura.

  • Ajuda na boa postura
  • Alívio de dores
  • Aumento da Resistência Física e controle do peso
  • Fortalece os músculos pélvicos facilitando o trabalho de parto e prevenindo a incontinência urinária.
  • Melhora a qualidade do sono
  • Aprende a respirar melhor, maneira profunda e controlada, o que reduz o nível de ansiedade, stress e depressão pós parto
  • Melhora a circulação sanguínea, beneficiando a mamãe e o bebe
  • Relaxamento, melhorando o humor  e trazendo mais sensação de felicidade e plenitude
  • Melhor recuperação pós parto
  • Controle dos índices glicêmicos , prevenindo ou tratando a diabetes gestacional.

            Com todos os benefícios, o bebê vem ao mundo de forma mais saudável.

Vamos começar a praticar?

Reabilitação Cardíaca

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a reabilitação cardíaca é a somatória das atividades necessárias para garantir aos pacientes portadores de doenças relacionadas ao coração as melhores condições física, mental e social, com ênfase na prática do exercício físico, acompanhada de mudanças no estilo de vida.

Essa prática regular de exercícios, orientada por profissionais especializados, está associada à redução de 20% a 30% nas taxas de mortalidade quando comparada aos cuidados usuais, como o uso de medicamentos. 

A reabilitação cardíaca é indicada para quem já tem a doença instalada, como as doenças arteriais, valvopatias, pós-operatório de cirurgia cardíaca, insuficiência cardíaca, marcapasso, transplante, e também para aqueles que apresentam um ou mais fatores de risco para desenvolver a doença, como os hipertensos, os obesos, sedentários, diabéticos, tabagistas, entre outros.

Enquanto os exercícios físicos estiverem sendo feitos regularmente, os benefícios estarão presentes em todo o nosso corpo, melhorando toda a nossa capacidade funcional, reduzindo, assim, a pressão arterial, o peso corporal, o nível de estresse, o triglicérides, o colesterol LDL (colesterol ruim), diminuindo o desenvolvimento do diabetes mellitus e aumentando, por sua vez, o HDL (colesterol bom), a força muscular e a vitalidade.

Reabilitação Funcional

A reabilitação funcional é a recuperação, por meio de exercícios orientados, da integridade de alguma função neuromuscular prejudicada ou perdida em virtude de qualquer fator. Essa reabilitação pode referir-se a força, condicionamento ou coordenação. O treinamento funcional não se resume a simplesmente aumentar a força de um músculo ou grupo de músculos, ele requer modificações físicas para melhorar a relação de trabalho entre os sistemas nervoso e muscular.

Em que consiste a reabilitação funcional?

Um programa de reabilitação funcional inclui treinamento de força, flexibilidade e agilidade, bem como atividades focadas na coordenação entre partes do corpo e movimentos específicos, visando preparar o indivíduo para retornar à sua plena atividade.

A reabilitação funcional envolve a realização de exercícios controlados em uma área de disfunção, de tal forma que as melhorias na força, condicionamento e coordenação melhorem também o desempenho dos movimentos para que as atividades da vida diária do indivíduo sejam mais facilmente executadas. Essa reabilitação altamente especializada ajudará o indivíduo a recuperar mais rapidamente seu melhor desempenho.

Por que fazer a reabilitação funcional?

A reabilitação funcional destina-se a corrigir a incapacidade existente e a conservar, a desenvolver ou a restabelecer as aptidões e capacidades da pessoa para o exercício, em nível ótimo, da atividade considerada. Na reabilitação funcional busca-se corrigir os problemas através de terapia física e manipulação neuromuscular, particularmente naquelas pessoas com dor física, tendo como referência a biomecânica.

A reabilitação funcional é uma tentativa de retornar o indivíduo lesionado para um nível ideal de desempenho. Normalmente, ela tem sido aplicada à medicina esportiva, mas esta abordagem também é benéfica para os indivíduos que voltam ao trabalho ou a atividades da vida diária após lesões traumáticas ou neurológicas, como acidentes vasculares cerebrais, por exemplo.

O objetivo geral da reabilitação funcional é treinar o paciente para retornar às atividades ou esportes costumeiros. Ela difere das terapias usadas para tratar os sintomas do paciente usando modalidades como calor, gelo e medicação, tendo por objetivo fortalecer o(s) músculo(s) lesionado(s).

O paciente (mais comumente um atleta) deve começar a reabilitação assim que a lesão permitir e ela deve ser específica para a lesão em causa, a qual envolve etapas progressivas de desenvolvimento da força muscular e resistência para retornar à sua atividade específica.

Como se realiza a reabilitação funcional?

O fisioterapeuta deve levantar a história da lesão, incluindo lesões, tratamentos e recuperação anteriores, procurar compreender as metas do paciente e fazer planos de como retornar o indivíduo a seu estado ideal. Um exame físico deve ser realizado para avaliar, entre outras coisas, os reflexos, a postura, o equilíbrio, a caminhada, o controle muscular, a estabilização do corpo durante o repouso, o movimento, a amplitude de movimento das articulações e quaisquer deficiências ou problemas que possam ter contribuído para a lesão original.

A reabilitação funcional requer diagnósticos funcionais, como a revisão das técnicas do atleta, capacidade de movimento e adaptações secundárias de articulações ou músculos. Exames de imagens como radiografias, tomografia computadorizada, ultrassonografia e ressonância magnética podem ser usados para esclarecer o problema ou uma lesão particular.

Para que a reabilitação seja mais eficiente, os exercícios funcionais devem envolver a reabilitação e estabilização muscular do abdômen, costas, pescoço, escápula, pelve, quadril, músculos adutores e glúteos.

Eletroestimulação - EMS Revolution

EMS Revolution é um programa de treinamento físico, que consiste em um colete de eletroestimulação muscular que atua em até 350 músculos ao mesmo tempo, durante 20 minutos que leva a resultados de tonificação, fortalecimento e emagrecimento em até um mês, ou oito encontros – bem menos que os três meses preconizados por qualquer exercício físico.

Ela também é vista como uma opção para quem não gosta da academia tradicional, visto que os 20 minutos de exercício, de uma a duas vezes na semana, equiparam-se a três horas de musculação. Celulites, dores nas costas e até a postura prometem ser corrigidas também pela tecnologia, indicada tanto para jovens ativos quanto para idosos, adultos sedentários e obesos.

Como funciona?

A ideia é que a eletroestimulação atinja todos os músculos, inclusive aqueles cuja contração é involuntária. Para tanto, o praticante coloca uma camiseta e calça feitas a partir de algodão e elastano e, por cima, é presa uma veste com eletrodos molhados em água, que vão fazer a distribuição correta da corrente elétrica. Sem molhar, a roupa com os eletrodos não funciona e a pessoa não sente o formigamento que a máquina proporciona.

Vestido, o professor conecta, a partir de um cabo, a veste do praticante a um totem – que é o aparelho de eletroestimulação. a pessoa se vê durante todo o exercício e consegue imitar os movimentos do professor, que acompanha até dois alunos por vez.

Tecnologia inovadora, presente nos grandes centros, e agora em Sinop!

Ginástica Hipopressiva - Low Pressure Fitness

A Técnica Hipopressiva foi criada pelo Professor Doutor Marcel Caufriez, fisioterapeuta de nacionalidade Belga, doutor em Ciências da Motricidade e especialista em Reabilitação. Com os seus estudos, Marcel descobriu que os Exercícios Hipopressivos proporcionavam uma diminuição da pressão abdominal, por criar um efeito de vácuo que aspirava as vísceras para cima, não as empurrando contra o pavimento pélvico (o que causa uma série de patologias), ao mesmo tempo em que se tonifica, de modo cientificamente comprovado, a parede abdominal, por ativar a musculatura mais profunda desta região.

Caufriez, portanto, comprovou com seus estudos científicos que os Exercícios Hipopressivos tonificavam de forma muito mais eficiente, segura e rápida a musculatura abdominal em relação às abdominais convencionais, melhoravam a postura (e, portanto, as dores lombares), além de proporcionar redução das medidas por uma modificação na estrutura corporal. Desta maneira, a técnica Hipopressiva foi proposta como alternativa para acelerar a recuperação pós-parto, já que trata-se de uma série de exercícios posturais e respiratórios que diminuem a flacidez abdominal da mulher, uma vez que, após o parto, esta é acentuada pela diástase abdominal.

Entre tantas celebridades internacionais que praticam o conceito Hipopressivo, estão os “anjos da Vitória Secret ”, Adriana Lima, Miranda Kerr, Karolina Kurkova e Gisele Bündchen, que são noticiadas como praticantes deste conceito para mais rapidamente recuperarem a sua forma física no pós parto.

Após realizar o treinamento com Marcel Caufriez, o espanhol Piti Pinsach aprofundou os estudos sobre as técnicas Hipopressivas e tornou-se referência em toda Europa e EUA. Piti percebeu que os exercícios Hipopressivos não proporcionavam ótimos resultados apenas para pós-parto, mas que a grande maioria das pessoas teria benefícios com este método revolucionário. Deste modo, Piti Pinsach aprimorou a técnica Hipopressiva, tornando o método Low Pressure Fitness efetivo não somente para tratar e prevenir alguns tipos de patologias, como também para melhorar a performance esportiva e a estética.

Entre os benefícios da técnica estão a reeducação postural, diminuição no perímetro da cintura e abdômen, recuperação do assoalho pélvico, melhorias respiratórias e melhorias na função sexual. Além disso, não há provas de incompatibilidade com qualquer condição específica. Pode ser praticado por homens e mulheres, independentemente da idade. No entanto, é essencial aprender a técnica pelas mãos de um profissional certificado, uma vez que os exercícios serão adaptados aos objetivos e circunstâncias de cada indivíduo.

Nós somos membro registrado no Instututo LPF na Espanha.

Hitt - High-Intensity Interval Training

O HIIT (High-Intensity Interval Training / Treinamento Intervalado de Alta Intensidade) nos dá a fórmula perfeita! Ele permite queimar até três vezes mais gordura sem perda de massa muscular.

Ele consiste em um treino que implica a realização repetida de um conjunto variado de exercícios. O objetivo é que os exercícios, ou sets, sejam repetido o máximo de vezes possível, sendo que, entre cada repetição, a pessoa deve dar algum descanso ao corpo, entre 30 a 60 segundos.

Estes treinos HITT assumem-se como a forma mais eficaz de perder peso e, ao mesmo, tempo tonificar vários grupos musculares. Tem-se assumido como a escolha de quem procura um corpo mais forte, esbelto e também resistente. Além disso é importante falar da taxa metabólica. Quando terminamos uma atividade física, o nosso corpo precisa de uma quantidade de oxigênio maior que antes de começarmos a treinar, esse consumo excessivo de oxigênio é chamado de efeito EPOC ou Excesso de Consumo de Oxigênio.

O EPOC é tão falado porque ele mantém sua taxa metabólica elevada por algum tempo após o término do seu treino. Mas veja que interessante, após um exercício aeróbico moderado e contínuo o efeito EPOC deve durar por volta de 1 hora enquanto que para exercícios aeróbios intervalados e de alta intensidade, a taxa pode ser elevada por até 15 horas.

E você está esperando o que pra começar a se exercitar e conhecer essa aula fantástica?

Pilates

O Studio

O Studio Pilates Ana Molinari é o primeiro Studio de Pilates de Sinop- MT, iniciando seu trabalho em 2004. Sob comando da fisioterapeuta Ana Flávia Molinari, profissional com formação no Método.

O Pilates é ideal para quem busca um bom trabalho corporal, bem estar e qualidade de vida; de sedentários a atletas, adolescentes a idosos.

O Método

Joseph H. Pilates nasceu na Alemanha em 1880. Sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Ele se dedicou toda a vida à tornar-se fisicamente forte. Tornou-se especialista em cultura física, mergulho, esqui e ginástica. Com 14 anos posava para mapas de anatomia.

Mudou-se para a Inglaterra e ganhava a vida como lutador de boxe, artista de circo e treinador de autodefesa de detetives ingleses. Dois anos após o início da I° Guerra Mundial foi considerado um “estrangeiro inimigo” e colocado em Lancaster, sendo depois transferido para a Ilha de Man (uma ilha de domínio inglês). Pilates trabalhou como enfermeiro e treinou outros estrangeiros; ajudou mutilados de guerra. Através das molas das camas do hospital, desenvolveu um sistema que inspirou a criação do seu método e seus equipamentos. Sua técnica foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiu a uma epidemia de gripe que vitimou milhares de pessoas de outros campos (1916-1918).

Após a Primeira Guerra Mundial, continuou com os programas de treinamento de condicionamento físico na Alemanha, trabalhando na força policial, aperfeiçoando ainda mais o seu método.

Pilates se mudou para os Estados Unidos em 1923 e fundou o seu primeiro estúdio em Nova York. Inicialmente seu trabalho atraiu ginastas, lutadores, dançarinos e grandes coreógrafos (como: Martha Graham, George Balanchine e Jenome Robbins). Tornou-se logo uma “Mecca” da dança. O foco do seu trabalho é o controle do centro do corpo (contrologia). Amante da saúde e do condicionamento físico, desenvolveu exercícios de solo baseados na filosofia oriental como a Yoga, com antigos exercícios gregos e romanos. Criou aparelhos que permitem movimentos com amplitude completa, passando por todas as fases dos exercícios (de passivos a ativos com resistência) e que podem ajudar ou dificultar o trabalho (dependendo do objetivo traçado).

Os Benefícios

A maioria das pessoas percebe mudanças em poucas semanas. O método consegue afetar e beneficiar o corpo em muitos níveis:

  • Oferece um condicionamento físico e mental;
  • Alivia os problemas relacionados ao stress, diminuindo tensão e fadiga;
  • Melhora o desempenho sexual;
  • propicia um corpo harmônico; seu corpo torna-se mais firme e flexível, com uma força maior;
  • Melhora a força e elasticidade muscular e mobilidade articular;
  • Melhora a postura eliminando maus hábitos, levando ao correto alinhamento corporal;
  • Fortalece a musculatura abdominal;
  • Desenvolve os músculos que suportam a coluna eliminando dores crônicas;
  • Revitaliza e da leveza;
  • Mantém a mente alerta;
  • Melhora o estado geral de saúde;
  • Otimiza o desempenho desportivo;
  • Promove uma condição segura para uma melhora no estilo de vida e da autoestima;
  • Alterações dos músculos com os exercícios de Pilates:
    – melhora as funções neuro musculares;
    – aumenta a capacidade metabólica contrátil;
    – aumenta a força muscular.
  • Alterações da composição corporal:
    – ossos (aumento da densidade óssea);
    – músculos (aumento do seu volume) sem exagero;
    – gordura (diminui % de gordura).
"Depois de 10 sessões você se sente melhor, depois de 20 sua aparência melhora e depois de 30 sessões seu corpo é outro"
Joseph Pilates
Criador do Método

Treinamento Funcional

Treinamento funcional trabalha o corpo como um todo e não apenas grupos musculares isolados. “Explora o corpo de forma integrada e diversas capacidades, como força, resistência, agilidade”.

Essa é a principal diferença em relação aos outros tipos de exercícios, e pode ser comparado a outras práticas como Pilates e ioga, no conceito global, mas não nas atividades propostas. Entenda o que é, quais os benefícios e desvende um pouco do mistério em torno do corpo escultural de algumas das mulheres mais bonitas do mundo.

O que é
É uma proposta criada pelo americano Gray Cook há mais de uma década, batizada de Functional Movement System (Sistema de Movimentos Funcionais), que propõe que os movimentos feitos pelo corpo sejam corretos. A melhor imagem para definir são os movimentos feitos por crianças que agacham de maneira correta, são elásticas, mantêm a coluna ereta, só para citar alguns exemplos. Com o passar dos anos, o corpo vai se adaptando a posturas e movimentos errados que levam a desequilíbrios de força, redução de agilidade ou mesmo lesões, entre outros problemas. Mesmo quem mantém rotina de atividades físicas pode estar sujeito a tais questões. Há pouco mais de dois anos, ganhou notoriedade com o lançamento do livro Movement (Movimento), que reuniu pela primeira vez as pesquisas, exercícios e proposta do Treinamento Funcional.

O que propõe
Por meio de uma avaliação, chamada de Functional Movement Screen, composta por sete movimentos naturais do corpo, são avaliadas as condições gerais, como força, resistência e agilidade. “Nesse trabalho podem ser diagnosticadas lesões, assimetrias ou outras deficiências que serão trabalhadas com exercícios, aumentando a eficiência dos resultados e evitando lesões”, explica Alessandro Melo, coordenador personal da Reebok Academia.

Musculação funcional
O termo correto que descreve o método é Treinamento Funcional, mas muitos profissionais associam o método a exercícios da musculação tradicional, o que popularizou o termo ‘musculação funcional’.

Principal diferença
Exercícios de musculação geralmente são localizados, focando a força em um determinado músculo. Já os exercícios do treinamento funcional focam em cadeias musculares, são bem variados e envolvem, além da força, equilíbrio, agilidade, consciência corporal, entre outros fatores. “Os exercícios são complexos e exigem consciência corporal”, explica o personal trainer Rafael Lund, que treina as atrizes Flávia Alessandra e Deborah Secco.

Benefícios
O corpo simplesmente passa a se movimentar melhor. Parece pouco, mas significa que tudo estará em equilíbrio. “O principal é preparar o corpo para movimentos mais próximos daqueles que usamos no dia a dia. A ideia é focar nos padrões fundamentais do movimento humano, como empurrar, puxar, agachar, girar…. A proposta vai além da estética. É algo para gerar benefícios para o resto da vida, não apenas um resultado imediato.

WhatsApp Atendimento via WhatsApp