A LifeFisio proporciona recursos e profissionais capacitados para tratar o corpo físico, reabilitando-o com os recursos mais atualizados do mercado.

Baropodometria

A baropodometria é um exame computadorizado que identifica alterações biomecânicas nos pés através da análise da pressão plantar e do deslocamento do centro de gravidade. É uma plataforma composta de 1600 sensores, equipamento  importado  e de alta precisão chamado baropodômetro.  O objetivo do exame é mensurar as pressões desenvolvidas nos diferentes pontos da região plantar. Desta maneira é possível detectar:

  • O tipo de pisada,
  • Compensações posturais,
  • Alterações da marcha
  • Pontos de maior pressão, o que causa dores inclusive em regiões distais como lombar, joelhos e até cervicais

Este exame é indicado para quem possui dor nos pés, tornozelos, joelhos e quadris. Além também, das pessoas que querem mais conforto ou desempenho nas práticas de atividade física, visto que adaptações nos calçados ou na forma de caminhar têm por resultado uma melhor dinâmica da marcha, com menos sobrecarga nas articulações.

Centro de Tratamento da Coluna

Os números preocupam especialistas. Ocasionadas por herança genética, estresse, sedentarismo ou excesso de exercícios, má postura no trabalho, as dores na coluna têm acometido cada vez mais pessoas. Aqui na Life Center Sinop nós incluímos técnicas avançadas, conservadoras e atualizadas para tratar a causa e as desordens que levam as dores e disfunções da coluna cervical, torácica e lombar. Dentre as técnicas , podemos citar:

  • Terapia Manual – consiste em um conjunto de técnicas utilizadas pelo fisioterapeuta para prevenir e tratar as mais variadas disfunções, cujo objetivo é obter de forma direta ou reflexa,  reações fisiológicas que equilibram e normalizam as diversas alterações musculares, osteoarticulares, orgânicas e funcionais,  assim como as suas manifestações dolorosas.
    Nela os profissionais usam suas mãos para pressionar o tecido muscular e manipular as articulações na tentativa de diminuir a dor causada por espasmo muscular, tensão muscular e disfunção articular.
  • Mesa de tração computadorizada – por pesquisas realizadas nos EUA mostrarem que técnicas de tração e descompressão dinâmica vêm sendo usadas com sucesso, durante anos, no tratamento das discopatias e nas doenças degenerativas da coluna vertebral, grandes fabricantes de equipamentos terapêuticos e cientistas americanos, investiram seriamente em pesquisas durante décadas enquanto aprimoravam técnicas seguras e eficazes de utilizar a tração e descompressão vertebral e os seus benefícios. Estes equipamentos estão sendo empregados no mercado norte americano e em Sinop para o tratamento da coluna. Aqui na Life Center usamos o aparelho de última geração chamados TRITON DTS, que realiza a tração computadorizada da coluna lombar e cervical.

Esta mesa computadorizada possui um mecanismo de deslizamento que controlam o atrito do paciente sobre a mesa e garante progressão segura, suave, confortável e precisa nos processos de aplicação e retirada de carga de tração. Outros pontos positivos são as novas peças de apoio para os joelhos que facilitam a retificação da coluna lombar e as cintas de contato circunferenciais que são largas e flexíveis para promover um ajuste perfeito ao padrão corporal de cada paciente.

Os ajustes de tempo, carga e tipo de tração (intermitente ou estática) e outras características do processo de tração são programados pelo fisioterapeuta e dependem de cada paciente e da patologia à ser tratada. Por isso esse equipamento possui uma unidade de tração automática, computadorizada que promove uma força descompressiva no eixo axial da coluna vertebral do paciente.

Essa descompressão traz inúmeros benefícios como:

  • Aumento do espaço intervertebral alongando os músculos espinhais monoarticulares, melhora a mobilidade dos ligamentos e cápsulas das facetas articulares, causa um deslizamento dessas facetas (que têm 30% de responsabilidade nas compressões radiculares), alarga o forame intervertebral e retifica curvaturas espinhais.
  • Efeitos mecânicos – melhora da circulação local; diminuição da compressão das superfícies facetarias; diminuição da compressão sobre as raízes nervosas; alongamento mecânico do tecido retraído.
  • Efeitos neurofisiológicos – estimulação dos mecanoceptores e a inibição da proteção reflexa que diminui o desconforto dos músculos em contração.
  • Estabilização Vertical – após normalização da interlinha articular e ganhar o espaço intervertebral, entramos na penúltima fase do tratamento que  consiste em estabilizar as vértebras através de técnicas de ESV (Estabilização Segmentar Vertebral). Com auxilio do Stabilizer, o paciente aprende a acionar a musculatura profunda (os multifidos e transverso abdominal) que tem inserção na coluna.


    Quando existe um processo doloroso, esses músculos ficam inativos, com isso não sustentam  a coluna de forma eficaz, acontecendo as recidivas de dor  em movimentos simples, mesmo após tratamentos específicos. Por isso é de extrema necessidade “acordarmos” esses músculos para manter o que conseguimos nas terapias manuais e tração eletrônica computadorizada.

  • Pilates australiano – o Pilates é a fase final do tratamento, onde iremos trabalhar os grandes músculos, alongando-os e fortalecendo-os. O Pilates australiano contém a mesma base técnica do Pilates Convencional, porém incorpora-se o uso do Stabilizer, caso necessário, para continuar acionando também os músculos profundos da coluna.

Desintoxicação Iônica

A desintoxicação iônica é um tratamento recomendado para reequilibrar o organismo. O tratamento é feito colocando os pés dentro de uma bacia com água levemente salgada, na qual estão eletrodos de cobre e aço inoxidável que vão limpar, equilibrar e amplificar a sua bioenergia, ou seja, vão restaurar o seu equilíbrio psicossomático pela harmonização dos fluxos energéticos. A bioenergia é uma energia eletromagnética armazenada no nosso corpo e utilizada pelas nossas células.

A medicina chinesa chama a esta energia o “chi”, um campo energético complexo que impregna e reorganiza os campos energéticos do corpo, melhorando a sua oxigenação. O conceito de desintoxicação é geralmente utilizado para aumentar a energia física e mental, bem como revitalizar e melhorar a resistência física. Atua eliminando do nosso corpo todo o tipo de poluição: produtos químicos, efeitos das radiações, matérias sintéticas, toxinas e todos os tipos de substâncias estranhas presentes nas diferentes camadas da pele.

A reflexologia ensina-nos que os pés são os pontos de eliminação pelos quais o corpo se liberta das toxinas e metais pesados.

Esta técnica de desintoxicação provoca uma depuração completa de todos os órgãos vitais do corpo, que se traduz por uma diminuição dos sintomas da menopausa, cãibras menstruais, secura vaginal, candidíase, problemas de ordem sexual, problemas de pele tais como o acne e as rugas, insônias, stress e dores de dentes. A utilização deste aparelho permite também curar e recuperar mais rapidamente de um ferimento.
As erupções cutâneas, as olheiras, as articulações inchadas e a tez esverdeada ou com manchas são frequentemente sinais de acumulação de depósitos ácidos nos tecidos. Com a desintoxicação iônica é possível uma redução significativa dos problemas de pele, ou mesmo a sua eliminação após várias sessões com este sistema. 

Os benefícios deste tratamento incluem:

  • Ajuda a repor a vitalidade pela eliminação das toxinas provenientes da ingestão de medicamentos, da poluição ambiental e dos alimentos (principalmente os produzidos industrialmente).
  • Ajuda a aliviar as dores de cabeça.
  • Ajuda a neutralizar os vírus, bactérias, a fermentação e os fungos.
  • Ajuda a perder peso.
  • Aumenta o nível energético e reduz o stress.
  • Aumenta a oxigenação do corpo.
  • Atrasa o envelhecimento e melhora a agilidade
  • Contribui para a boa absorção dos alimentos
  • Contribui para o rejuvenescimento e dá energia a todo o organismo
  • Contribui de maneira significativa para a redução das rugas, da acne e outros problemas de pele.
  • Desintoxica e limpa o fígado
  • Diminui a retenção de líquidos
  • Elimina os metais pesados
  • Elimina os parasitas
  • Estimula o sistema imunitário e o seu equilíbrio
  • Limpa os rins
  • Melhora a memória e o sono
  • Melhora a função sexual
  • Melhora o tempo de recuperação de qualquer doença ou ferimento
  • Permite uma desintoxicação interna com uma depuração completa do corpo
  • Preserva, nas mulheres, a saúde do peito
  • Reduz consideravelmente as dores e tensões

 Este aparelho não tem por finalidade tratar patologias ou ferimentos. Ele ajuda a conseguir o equilíbrio bioenergético e estimula as funções de auto desintoxicação do organismo. O sistema de desintoxicação pelos pés, carregado de íons negativos, vai ajudar a que se sinta rejuvenescido.

Nota: A toxicidade da água de certas regiões geográficas
Pode acontecer que a água da torneira utilizada para o tratamento apresente alguma coloração, mesmo antes do aparelho estar funcionando, devido à presença de metais, sal ou outras partículas. O aparelho neutraliza as toxinas presentes na água da mesma maneira que o faz com o corpo. Quando a água da torneira de uma dada região geográfica se encontra colorida mesmo antes da sua ionização, isto acontece devido à utilização, pelos distribuidoras de água locais, de produtos químicos e também pela presença de matérias orgânicas específicas de cada região.
Frequentemente, depois de um tratamento com este sistema, 20 a 40% dos resíduos que ficam na bacia provêm da toxicidade dita regional. Assim, os resíduos negros que aparecem podem provir tanto de metais pesados já presentes na água desta região e/ou de metais pesados expelidos pelos poros dos pés.

Duração e Procedimento:

Normalmente, cada sessão destas terapias dura cerca de 30 minutos, durante os quais estará confortavelmente sentada(o) e com os pés dentro da tina com água.  O nosso terapeuta vai determinar o programa de tratamento a ser adotado, com a duração de cada sessão e o número de sessões a serem efetuadas para os melhores resultados para você.

Quem nunca deve utilizar essa terapia?

  • As pessoas que têm implantes que funcionam a pilhas (por ex: marcapasso)
  • As pessoas que tenham feito um transplante de órgãos, principalmente se estiverem a tomar medicamentos imunossupressores
  • As mulheres grávidas ou que estejam amamentando
  • As crianças com menos de 8 anos

Fisioterapia

A fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada à prevenção e tratamento da saúde por meio de recursos físicos. Sua aplicação necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos.

Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos como o movimento corporal, as irradiações e correntes eletromagnéticas, o ultrassom, entre outros recursos, sobre o organismo humano. O fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento fisioterapêutico), dar diagnóstico cinético-funcional, prognóstico, intervenção e alta fisioterapêutica.

Aqui na Life Center Sinop os nossos profissionais são qualificados e comprometidos com a melhora de nossos pacientes através de tratamentos com dedicação e amor. Se você precisar de fisioterapia ou estiver com algum desconforto ligue para marcar uma consulta inicial que consiste na sua avaliação e na realização de uma primeira sessão, de forma a elaborar um plano de recuperação personalizado para você.

Método Sohier

Quando nascemos, nós recebemos um corpo e um espírito…
O corpo é o “ carro” , que abriga nosso espírito e nossa inteligência.
Nós não podemos jamais trocá-lo. Nós temos que aceitá-lo!
Então, pensamos em cuidar dele corretamente, pois ele deverá nos servir por muito tempo!

Como é possível?

A fisioterapia Articular Analítica (Conceito Sohier) nos traz esta resposta:
Todas as células do nosso corpo são vivas, todos os nossos tecidos articulares necessitam serem respeitados nos seus limites! Não é agredindo cotidianamente nossas articulações por meio de exercícios físicos que nós vamos estimular corretamente nossas células e permitir que elas vivam.  A sanção será imediata: a dor!

A dor é um mal necessário, pois ela é a expressão de uma mensagem importante a ser compreendida, se nós quisermos ser eficazes!   E graças a essa dor que nosso corpo nos fala.
A Fisioterapia Articular Analítica nos permite compreender a linguagem e interpretar as necessidades vitais das nossas células, para que elas possam viver harmoniosamente e reconstruir cotidianamente os tecidos do nosso corpo.

O que é a Fisioterapia Articular Analítica?

O Conceito Sohier foi desenvolvido na Bélgica por Raymond Sohier, esse conceito analítico de mobilização articular vem sendo amplamente utilizado e respeitado em toda a Europa desde 1945. Seu objetivo principal é garantir, melhorar e estabilizar os equilíbrios biológicos mecanogênicos dos tecidos articulares, periarticulares e musculares.

 Portanto, é profundamente eficaz no tratamento de todas as patologias que envolvam alguma alteração funcional desses tecidos: artroses, tendinites, periartrites, colunas escolióticas, hiperlordoses, epifisites, hérnias discais, metatarsalgias, coxo artroses, síndrome do túnel do carpo, alterações de ATM, dentre outras.

A Fisioterapia Analítica, muito mais que uma “técnica” de tratamento, é um novo pensamento sobre as patologias do aparelho locomotor. Ela nos fornece conhecimentos para uma análise coerente sobre as necessidades terapêuticas de cada paciente, de acordo com a sua morfologia, o seu modo particular de funcionamento, a sua predominância funcional nas solicitações da vida diária.

 A partir desta análise, nós poderemos selecionar eficazmente as estratégias a serem seguidas para cada patologia. O objetivo final do trabalho é devolver as articulações o seu “Ritmo Biomecânico Fundamental”, ou seja, o estado de harmonia articular, que irá preservar a integridade biológica dos tecidos

Como aplicar?

Inicialmente são aplicados testes seletivos para a articulação que se deseja analisar. Estes testes irão concluir sobre o posicionamento dessa articulação, nos três planos do espaço: as barreiras motoras. A articulação está centralizada ou não? Em qual plano do espaço ocorreu a descentragem? Qual será a correção necessária?

Após a aplicação dos testes, são realizadas manobras específicas de correção, de acordo com a descentragem encontrada. Neste momento o objetivo é normalizar a interlinha articular. A correção é doce, leve, não ultrapassando 2 kg de força. É, portanto, uma técnica segura, que não oferece nenhum risco de lesão ao paciente.

Após as manobras corretivas, os testes são refeitos para se verificar a melhora da barreira articular encontrada inicialmente. Este tratamento é indiscutivelmente um dos mais eficazes na abordagem das patologias articulares, com resultados que vêm impressionando médicos, fisioterapeutas e pacientes: melhoras comprovadas radiologicamente (modificações estruturais da coluna vertebral), melhoras clínicas (redução de dores agudas e crônicas), evitando cirurgias de hérnias discais e próteses

Normalizar nossas articulações é o mínimo para cuidar da nossa Máquina Humana e mantê-la em bom estado de funcionamento. Assim nossa artrose nos deixará tranquilos!

Nutrição

Você ter uma alimentação balanceada é essencial para qualidade de vida e bem estar, por isso, procurar um profissional da área é fundamental. Caso você tenha o objetivo de emagrecer ou, principalmente para organizar e equilibrar a sua alimentação, nós podemos te atender aqui na Life Center Sinop.

Uma alimentação colorida, rica e diversificada é importante para ficarmos em dia com a nossa saúde e evitar enfermidades. Além disso, temos vários benefícios como melhorar a qualidade do sono e a disposição.Venha fazer uma análise nutricional conosco, é só marcar um horário.

 

Osteopatia

A osteopatia é um método que age como meio de diagnóstico e tratamento, que utiliza recursos manuais (ou seja, utilizando as mãos como instrumento de trabalho) para uma abordagem terapêutica do corpo e suas dores. A filosofia da osteopatia está fundamentada em um conhecimento profundo de anatomia e fisiologia humana. O tratamento através dela permite o reequilíbrio das funções do organismo e do funcionamento do corpo.

De acordo com a osteopatia, o foco maior do estudo e do tratamento é na origem da dor e não onde ela está localizada. Até porque a dor não é a causa principal da lesão, normalmente elas podem ser ocasionadas devido a um desequilíbrio. Por exemplo, um entorse de tornozelo pode ser um fator causal de uma dor no quadril e somente através de uma avaliação detalhada estes desequilíbrios serão expostos para a abordagem terapêutica.

A Osteopatia tem uma ampla indicação, podendo ser usada desde tratamentos pediátricos até tratamentos para indivíduos com idade mais avançada. Com o conceito da busca da homeostasia, que é o equilíbrio das funções do corpo, a osteopatia atua em vários sistemas do corpo, como por exemplo, o sistema de músculo esquelético, responsável pelo nosso aparelho locomotor (músculos, ossos e articulações). A terapia foca no equilíbrio do corpo, portanto não se restringe a um foco maior em uma região específica.

Benefícios da osteopatia

Para a osteopatia o princípio de tratamento é a unidade do corpo, onde tudo está interligado e como todos os sistemas interagem entre si, para que o tratamento tenha o efeito esperado é necessário que eles estejam em equilíbrio. Portanto para o diagnóstico e cura é necessário o entendimento da fisiologia do organismo integrando todos os sistemas (visceral, craniano e estrutural).

Assim a indicação vai poder guiar a terapia de acordo com as necessidades de cada sistema, dependendo da avaliação e diagnóstico.

Como a osteopatia é feita?

O tratamento é guiado pelo princípio da autocura. Em inglês, do termo “find, fix and leave“, ou seja, determinar a causa, tratar e deixar o corpo se restabelecer.

Para isso, o paciente deverá passar por uma avaliação detalhada, em que todo o histórico dos sintomas será abordado e interpretado. Após isso serão feitos alguns testes específicos para a identificação da causa do problema e, em seguida, serão utilizadas técnicas manuais a fim de aliviar os sintomas.

A durabilidade do tratamento, incluindo quantidade de sessões e intervalo entre elas, depende da resposta sintomática de cada paciente, pois esta indicação acaba sendo particular para cada caso com o intuito de esperar a resposta do corpo de acordo com cada situação.

Ozonioterapia

Uma das maiores descobertas da história, esta é uma técnica terapêutica que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio; ou seja, o ozônio medicinal. Usada no tratamento de um amplo número de patologias, a Ozonioterapia pode ser aplicada de modo isolado e complementar.

Há séculos utilizado por países desenvolvidos e com benefícios comprovados por inúmeros estudos, o ozônio tem excelentes propriedades medicinais, como:

– Anti-inflamatórias
– Antissépticas
– Modulação do estresse oxidativo
– Melhora da circulação periférica e da oxigenação

Palmilhas Posturais, Esportivas e Ortopédicas

baropodometriaO tratamento com as palmilhas proporcionam o alinhamento da pisada e da postura, distribuindo adequadamente as cargas e pressões exercidas nos pés, prevenindo alterações nos pés, joelhos, quadril e coluna.

 As Palmilhas Posturais e Esportivas são confeccionadas pelo fisioterapeuta a partir de uma criteriosa avaliação dos pés e da postura corporal e após realização da Baropodometria.

Terapia Craniossacral

A terapia Craniossacral é um método, sutil e profundo, que auxilia a capacidade natural de auto regeneração do nosso corpo. Uma sessão típica desta terapia decorre com o paciente completamente vestido e deitado no sofá de tratamento. O terapeuta estabelecerá contacto colocando as suas mãos no corpo do paciente, sintonizando e “escutando” através delas, o que se passa no seu corpo. O toque é ligeiro, de modo a que o paciente se sinta confortável com o que está a acontecer.

A primeira coisa que notará, será provavelmente a sensação de relaxamento profundo sentida durante a sessão de terapia Craniossacral. Com a continuação dos tratamentos essa libertação de tensão prolonga-se pelo seu dia a- ia. A terapia Craniossacral pode ser usada para tratar a dor física, doenças agudas ou crônicas, distúrbios emocionais ou psicológicos, ou apenas para promover o bem-estar físico, saúde e vitalidade.

A terapia Craniossacral é tão delicada que é apropriada para bebês, crianças e idosos, bem como adultos e pessoas fragilizadas ou que sofrem de dor aguda. O tratamento é aplicável a praticamente a todas as situações, aumentando os níveis de vitalidade do paciente e melhorando a capacidade regenerativa do corpo.

Quando é indicada a Terapia Craniossacral?

  • Enxaquecas;
  • Dores de cabeças;
  • Dores Musculares Crônicas da Coluna Vertebral;
  • Dificuldades respiratórias;
  • Dificuldades de coordenação motora;
  • Problemas músculo esquelético;
  • Problemas generalizados nas crianças;
  • Dificuldades na aprendizagem;
  • Fadiga crônica;
  • Dificuldades emocionais;
  • Problemas relacionados com o stress;
  • Fibromialgia;
  • Disfunções temporo-mandibulares;
  • Cólicas nos bebês e em adultos, seja ela qual for.

Agende seu horário! 

Os nossos profissionais são formados pela Escola Upledger.

Terapia Neural

A Terapia Neural é um método de tratamento, através do qual se vão corrigir os transtornos causados no sistema elétrico celular, usando como condutor o Sistema Nervoso Vegetativo (que pelos seus circuitos reguladores – humorais, hormonais, neurais e celulares, toma parte em todas as reações do organismo, incluindo a sua participação em todos os processos mentais e emocionais, sendo uma peça chave na integração da totalidade do SER).

A Terapia Neural é um procedimento terapêutico que atua diretamente sobre o sistema nervoso, especialmente o sistema vegetativo,  reorganizando o funcionamento de ambos, e em simultâneo, a bioenergética da membrana celular. O sistema neurovegetativo é representado maioritariamente pela pele.

A Terapia Neural busca neutralizar irritações que afetam o tono neurovegetativo e que desencadeiam a doença, com a aplicação de procaína  (um anestésico local) a baixas concentrações, especialmente no local onde o sistema vegetativo sofreu a agressão ou lesão. Eliminando estes bloqueios geradores de alteração de informação ou de elaboração de estímulos irritativos, reativam-se os mecanismos de regulação para obter reações de autocura e uma nova ordem mediante a força vital.

A procaína é diluída em soro, de forma a obter uma concentração de 0,5%, e injetada em determinados pontos (pontos dolorosos, pontos gatilhos, cicatrizes, zonas de emergência nervosa, …). Ela tem uma metabolização plasmática rápida e ao contrário dos outros anestésicos locais não é metabolizada no fígado, o que explica a sua boa tolerância.

O que se pretende da procaína em terapia neural não é o efeito anestésico (que é muito baixo quer pela sua diluição quer pelo próprio tipo de anestésico que é), nem o efeito químico, mas sim o seu efeito eléctrico que é extremamente rápido. A procaína induz uma tensão bioelétrica a nível da membrana celular de cerca de 290 mV, tendo a capacidade de repolarizar e estabilizar o potencial de membrana das células afetadas, permitindo-lhes assim recuperar-se e estabilizar o sistema neurovegetativo. A procaína tira memórias nocivas para o organismo, e permite o livre fluxo de informação ou de experiências, o qual traz como consequência que o paciente retome a sua própria ordem.

Outra grande vantagem que tem a Terapia Neural é que o sistema nervoso é uma rede interconectada, e a aplicação numa determinada zona do corpo é transmitida de imediato a todo o corpo. Esta é a razão porque injetando a procaína numa zona da pele se está a atuar à distância a nível de um órgão que está afetado e que se está se manifestando numa determinada zona do corpo.

Campos interferentes

Existem campos interferentes, que não são mais do que tecidos cronicamente irritados, em permanente despolarização e que produzem por via neuronal afecções e doenças à distância. Um exemplo comum são os campos interferentes que aparecem na boca, devido a dentes infectados, sisos em posição traumática, quistos apicais etc, que são focos constantes irritativos e que geram patologia à distância. Assim se explica que uma dor lombar possa desaparecer após a aplicação de Terapia Neural num dente, ou que uma artrite possa desaparecer após a extração de um dente do siso.

As cicatrizes são também muitas vezes campos interferentes, que representam cortes energéticos e elétricos, e que têm muitas vezes associadas memórias traumáticas (cicatrizes de vacinas, de apêndice, de amígdalas, de fraturas, de cirurgias, cesarianas etc). É fundamental tratar as cicatrizes, e consegue-se apreciar como se alteram os tecidos em seu redor, e como desaparecem sintomas que estavam a afetar o corpo noutro lugar.

Os campos interferentes podem ser desconectados, neutralizados, mediante um impulso neural-terapêutico com a procaína.

Termografia

A termografia médica infravermelha é um instrumento de análise não invasiva e não radioativa, capaz de analisar funções fisiológicas relacionadas com o controle da temperatura da pele. A termografia detecta a luz infravermelha emitida pelo corpo e visualiza mudanças de temperatura corporal relacionadas à alteração no fluxo sanguíneo. Não é um método que mostra anormalidades anatômicas, porém é capaz de mostrar mudanças fisiológicas.

Existem várias aplicações da termografia no campo da medicina: desordens neurológicas, reumatológicas, musculares, doenças vasculares, patologias urológicas, ginecológicas, ortopédicas e na medicina esportiva. Para todas as áreas médicas, a termografia está estabelecida como uma medida que proporciona um mapeamento visual da distribuição da temperatura da pele. A termografia não deve ser usada como ferramenta diagnóstica única. Exames clínicos devem ser realizados para interpretação dos termogramas.

Nas aplicações médicas, esta técnica proporciona, somente, uma imagem da distribuição da temperatura da pele; não é capaz de mostrar dados de uma superfície profunda do corpo, como é possível por outros exames de imagem. Entretanto, é um método não-invasivo e objetivo, além de seguro e inofensivo. Na medicina do esporte, o uso da termografia pode proporcionar melhores resultados aos atletas por ser um instrumento na identificação de riscos e na prevenção de lesões, além de ser uma importante ferramenta no acompanhamento do treinamento esportivo, a partir da avaliação da quantificação da carga de trabalho.

WhatsApp Atendimento via WhatsApp